Control é um jogo eletrônico de ação-aventura de tiro em terceira pessoa desenvolvido pela Remedy Entertainment e publicado pela 505 Games. Ele foi lançado em 27 de agosto de 2019 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One. Em junho a Remedy Entertainment anunciou que Control seria lançado para o PlayStation 5 e Xbox Series X.[1]
Jogabilidade
Control é jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa em que o jogador controla Jesse Faden. A protagonista enfrenta diversos tipos de inimigos usando a chamada Arma de Serviço, uma arma de fogo sobrenatural que pode assumir várias formas. A pistola pode ser modificada a fim de aprimorar sua eficiência.[2] Além disso, o jogador também tem acesso a poderes sobrenaturais e de telecinese. Por exemplo, Jesse pode usar detritos como uma forma de escudo defensivo ou ainda atirá-los em inimigos, transformando-os em armas. O jogador pode adquirir Objetos de Poder ao completar missões paralelas ou ao explorar o mundo de jogo. Itens encontrados podem ser usados para desbloquear novas habilidades, como a capacidade de fazer Jesse levitar no ar.[3]
Sinopse
Jesse Faden (Courtney Hope), após uma experiência traumática durante sua infância lhe ter concedido poderes sobrenaturais, procura respostas no Departamento Federal de Controle, uma agência governamental clandestina encarregada de estudar e conter fenômenos sobrenaturais. Quando a sede do Departamento, chamada de Antiga Casa, é invadida por uma força estranha conhecida apenas como Ruído, Jesse se transforma na diretora da agência por meio de um processo ritualístico. Ela passa a ser assombrada pelo ex-diretor Zachariah Trench (James McCaffrey) e deve encontrar seu caminho através dos corredores da Antiga Casa a fim de derrotar o Ruído e descobrir as respostas para o mistério.[4]
Desenvolvimento
O desenvolvimento de Control começou antes do lançamento de Quantum Break, título anterior da Remedy Entertainment, em maio de 2017, época em que ainda estava em pré-produção.[5] Mikael Kasurinen e Sam Lake foram, respectivamente, diretor de jogo e diretor de criação, mesmos cargos que tinham exercido em Quantum Break. Lake também foi o roteirista principal.[6][7] O motor de jogo usado em Control foi o Northlight, uma criação da Remedy que anteriormente tinha sido usado em Quantum Break.[4]
A Remedy, em vez de focar-se na criação de uma história grande e complexa, colocou mais enfase na concepção de um mundo de jogo e universo que fosse rico o bastante para que os jogadores moldassem suas próprias histórias. Outro objetivo da equipe era criar um jogo que incentivassem os jogadores a o jogarem novamente.[5] A empresa fez parceria com a 505 Games para a publicação do título, com a 505 comprometendo-se a fornecer 7,75 milhões de euros de financiamento e realizar todo o trabalho de divulgação.
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